Skip to main contentShow accessibility statement
Change the world with your donation

Workshop de fotografía com jovens

K. von Appen
K. von Appen wrote on 26-05-2011

Meu Moçambique, meu mundo

 

Os Pensamentos de um homem

Sao o seu Reino

 

Como voluntárias no programa de Weltwärts da GIZ, nos estamos em Moçambique desde Setembro de 2010 e trabalhamos em diversos projetos sociais com organizações locais. Independentemente a nossa primeira impressão foi semelhante: Moçambique é um país cheio de contrastes, que são, à primeira vista nem sempre evidente - a visão da vida é frequentemente unilateral, a vida dos outros, mesmo em sua própria cidade, diferente e não diretamente rastreável. Na comparação entre Maputo, Inhambane e Quissico - assim como nos locais próprios - diferentes estilos de vida e as situações tornam-se claras. O uso da fotografia pode documentar essas diferentes perspectivas da vida de Moçambique e refletir. Isso levou-nos à idéia de ofrecer um curso de fotografia para 16 jovens com idades de 12 a 20 anos em cada um desses lugares. Um seminário de 2 dias oferece orientacao para a introspecção no mundo da fotografia e como lidar com a câmera. Em seguida, cada participante recebe uma câmera digital por um prazo de duas semanas, para documentar individualmente e por sua própria concepção a sua vida, o dia a dia, os seus pensamentos, desejos, sonhos registrados em fotografias. Cada participante cria um "características pessoais", que fornece informações sobre a pessoa, fonte, pedidos, etc. Depois acontece a avaliação e seleção das fotos. Os resultados de todos os participantes vai ser entregue na forma de um catálogo a todos os jovens,assim, não apenas os seus próprios resultados, mas também todo o trabalho e, portanto, a imagem de cada indivíduo da sua aldeia, sua cidade e seu país para conhecer e ampliar sua visão . O projeto da foto é ajudar a desenvolver uma consciência da diversidade de Moçambique - tanto para os participantes, como para nós mesmos e quem a vê divulga os resultados do workshop no final. Gostaríamos de apresentar os resultados também em sites locais culturais. Por causa da distância entre as três cidades, o projeto será realizado em período de tempo diferentes.

O objetivo do projeto é o despertar do interesse e entusiasmo dos jovens pela fotografia e dar-lhes inspiração e esperança para a sua carreira posterior. A percepção virtual e as habilidades motoras são promovidas através do uso da câmera. Em primeiro plano surge para o processo de excitação do pensamento e da reflexão sobre a sua situação própria na vida, e à extensão do olhar sobre sua cidade e seu País.16 vidas diferentes são documentadas individualmente, elas são apenas parte de um País tão grande como Moçambique e, especialmente, esclarecer uma coisa: A generalização do continente "África" que é comun em muitas partes do mundo, é insuficiente e, não se aplica - tal como o continente, um país como Moçambique ou até mesmo uma cidade não pode ser generalizada.Este é um dos aspectos com os quais nós, como Weltwärts - Voluntários estamos enfrentando.O País em que nos encontramos, é tão versátil e tão grande que parece difícil de conhecer sua cultura e até mesmo encontrar um lugar para classificar as impressões, opiniões e encontrar uma abordagem de projetos e idéias para nós e trazer para fazer a diferença. Nós também vamos documentar a nossa própria vida, o ano como voluntários de Weltwärts, ao mesmo padrão que os participantes, e refletir.

Até agora, podémos realizar dois cursos, na vila de Quissico e na pequena cidade de Inhambane, com 5 participantes de cada vez. A execução, bem como as câmeras necessárias, nós conseguimos

pré-financiar através de doações privadas das nossas famílias e amigos.Além disso, rodámos durante a reunião, curtas-metragens e levámos a cabo entrevistas filmadas com os jovens participantes que se reuniram no final num filme, que também irá fazer parte da exposição.Para nós, pareceu-nos importante entregar a cada grupo, o mais próximo possível do curso os nossos próprios resultados, imagens de tamanho A5 na forma de um livreto para comprovar a experiência adquirida, poder também refletir visualmente. Familiares ou amigos, que foram alvos de nosso trabalho, como motivos, vão continuar incluídosno decurso do projeto. Por exemplo em Quissico, muitos têm visto a primeira vez uma imagem de si mesmo.