Zum Hauptinhalt springenErklärung zur Barrierefreiheit anzeigen
Deutschlands größte Spendenplattform

Workshop de fotografía com jovens

K. von Appen
K. von Appen schrieb am 26.05.2011

Meu Moçambique, meu mundo

 

Os Pensamentos de um homem

Sao o seu Reino

 

Como voluntárias no programa de Weltwärts da GIZ, nos estamos em Moçambique desde Setembro de 2010 e trabalhamos em diversos projetos sociais com organizações locais. Independentemente a nossa primeira impressão foi semelhante: Moçambique é um país cheio de contrastes, que são, à primeira vista nem sempre evidente - a visão da vida é frequentemente unilateral, a vida dos outros, mesmo em sua própria cidade, diferente e não diretamente rastreável. Na comparação entre Maputo, Inhambane e Quissico - assim como nos locais próprios - diferentes estilos de vida e as situações tornam-se claras. O uso da fotografia pode documentar essas diferentes perspectivas da vida de Moçambique e refletir. Isso levou-nos à idéia de ofrecer um curso de fotografia para 16 jovens com idades de 12 a 20 anos em cada um desses lugares. Um seminário de 2 dias oferece orientacao para a introspecção no mundo da fotografia e como lidar com a câmera. Em seguida, cada participante recebe uma câmera digital por um prazo de duas semanas, para documentar individualmente e por sua própria concepção a sua vida, o dia a dia, os seus pensamentos, desejos, sonhos registrados em fotografias. Cada participante cria um "características pessoais", que fornece informações sobre a pessoa, fonte, pedidos, etc. Depois acontece a avaliação e seleção das fotos. Os resultados de todos os participantes vai ser entregue na forma de um catálogo a todos os jovens,assim, não apenas os seus próprios resultados, mas também todo o trabalho e, portanto, a imagem de cada indivíduo da sua aldeia, sua cidade e seu país para conhecer e ampliar sua visão . O projeto da foto é ajudar a desenvolver uma consciência da diversidade de Moçambique - tanto para os participantes, como para nós mesmos e quem a vê divulga os resultados do workshop no final. Gostaríamos de apresentar os resultados também em sites locais culturais. Por causa da distância entre as três cidades, o projeto será realizado em período de tempo diferentes.

O objetivo do projeto é o despertar do interesse e entusiasmo dos jovens pela fotografia e dar-lhes inspiração e esperança para a sua carreira posterior. A percepção virtual e as habilidades motoras são promovidas através do uso da câmera. Em primeiro plano surge para o processo de excitação do pensamento e da reflexão sobre a sua situação própria na vida, e à extensão do olhar sobre sua cidade e seu País.16 vidas diferentes são documentadas individualmente, elas são apenas parte de um País tão grande como Moçambique e, especialmente, esclarecer uma coisa: A generalização do continente "África" que é comun em muitas partes do mundo, é insuficiente e, não se aplica - tal como o continente, um país como Moçambique ou até mesmo uma cidade não pode ser generalizada.Este é um dos aspectos com os quais nós, como Weltwärts - Voluntários estamos enfrentando.O País em que nos encontramos, é tão versátil e tão grande que parece difícil de conhecer sua cultura e até mesmo encontrar um lugar para classificar as impressões, opiniões e encontrar uma abordagem de projetos e idéias para nós e trazer para fazer a diferença. Nós também vamos documentar a nossa própria vida, o ano como voluntários de Weltwärts, ao mesmo padrão que os participantes, e refletir.

Até agora, podémos realizar dois cursos, na vila de Quissico e na pequena cidade de Inhambane, com 5 participantes de cada vez. A execução, bem como as câmeras necessárias, nós conseguimos

pré-financiar através de doações privadas das nossas famílias e amigos.Além disso, rodámos durante a reunião, curtas-metragens e levámos a cabo entrevistas filmadas com os jovens participantes que se reuniram no final num filme, que também irá fazer parte da exposição.Para nós, pareceu-nos importante entregar a cada grupo, o mais próximo possível do curso os nossos próprios resultados, imagens de tamanho A5 na forma de um livreto para comprovar a experiência adquirida, poder também refletir visualmente. Familiares ou amigos, que foram alvos de nosso trabalho, como motivos, vão continuar incluídosno decurso do projeto. Por exemplo em Quissico, muitos têm visto a primeira vez uma imagem de si mesmo.